BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

evite o descartável

Depois de um longo período sem atualizar este blog, volto à ativa. Hoje estou escrevendo para dizer que estou a cada dia abolindo coisas descartáveis. Na empresa onde trabalho as pessoas (inclusive eu) utilizam copos de plástico descartável fornecidos no refeitório. Algumas utilizam 2 copos e mais um copinho para café. também é fornecida na sobremesa colherzinhas de plástico.

São cerca de 5000 funcionários. Agora vamos supor que estes utilizem em média 3 copos por dia (talvez seja mais) temos mais ou menos 1500 copos por dia no lixo. se contarmos que temos mais ou menos 240 dias úteis temos 1500*2400 = 3.600.000 de copos/ano que vão para a natureza.

Assim, comprei um copo de acrílico que é duravel, e todos os dias estou lá, com meu copinho.... muitas pessoas me olham com uma cara..... devem pensar......"esse cara é louco"....ou....."tá quertendo aparecer".....ou...."pra que esse copo de uísque"......

Colher, só uso a de metal que é para sopa (quando como sopa, passo o guardanapo nela e uso-a para a sobremesa também).

Abraço à todos!

Marcadores: , , ,

quinta-feira, 28 de junho de 2007

eles responderam...

Bom dia a todos !

Na empresa na qual trabalho existe uma área chamada sustentabilidade, na qual fazem projetos ligados a ecologia a sustetabilidade (como o nome já diz... rsrs).
Semana passada mandei um e-mail para esta área contestanto quais as iniciativas para terminar com 2 itens:
1) As águas que bebemos são aquelas de copinhos de plástico (todos os dias recebemos umas 2 caixas de copinhos).
2) Os copos que os cafés são servidos na lanchonete são aqueles de isopor (super poluentes até onde sei).
Achei que eles não iam me responder sobre o assunto, mas felizmente me enganei...
as soluções são reclicar os copos de plástico e ainda não tomaram providências quanto aos copos de isopor. Assim que tiver mais notícias conto como está indo o processo...
.. por hora é só isso !

Tem um quiosque em Porto Alegre (chamado Saúde no Copo) que também faz uso destes copos de isopor.. alguém poderia ir até lá conversar com o dono?

Abraço a todos
Mari

Marcadores: , ,

segunda-feira, 28 de maio de 2007

copinhos de plástico: do escritório para a natureza.

Hoje, paricipei de um curso pela empresa. Pela manha estava lá, com um frio desgraçado e um sono terrível. Humm....Senti aquele cheirinho de cafézinho. Peguei um copinho de plástico e me servi, como venho fazendo todos os dias pego apenas um copinho e o guardo até o final do dia para minimizar o uso de plástico. Olhei para a lixeira e vi que ela estava vazia.
Durante o dia, mantive o meu copinho embaixo de minha cadeira e utilizei ele várias vêzes. No final da tarde na hora de ir embora fui jogá-lo fora. A lixeira, como já esperava, estava abarrotada de copinhos. Pensei: P%$# Q$% P&*%$, deve ter uns 100 copinhos aqui, e haviam apenas 20 pessoas. Média de 5 copinhos por pessoa. Sem contar o saco de lixo que deverá ser trocado.

Assim, acho que devemos começar a reduzir o consumo de plástico, de água (Não escove os dentes de torneira ligada) e de tudo o que pudermos.

Já reduzi o uso de copinhos, o próximo passo é comprar um copo(xícara) durável, mesmo que seja de acrílico, pelo menos é só um, e não irá para o meio ambiente tão cedo.

E voçê? O que fez hoje pelo planeta?

Marcadores: , , , ,